domingo, 22 de outubro de 2017

Leituras dominicais: Alfredo Pimenta impiedoso retrata a Causa Monárquica

Ando há dois dias a deliciar-me com a leitura da recente obra de Paulo Drumond Braga, Nas teias de Salazar - D. Duarte Nuno de Bragança (1907-1976) - entre a esperança e a desilusão [1], quando dou de caras (p. 167) com a descrição impiedosa que Alfredo Pimenta faz da Causa Monárquica em carta dirigida a Salazar. Imediatamente comecei a vasculhar no meu desarrumado amontoado de livros que é o meu escritório e lá encontrei o volume que reúne a correspondência trocada entre o medievalista e doutrinador monárquico Alfredo Pimenta (1882-1950) e Salazar[2]. Por se tratar dum retrato tão elegante quanto impiedoso e que se pode aplicar a mais gente, moça e recente, não resisto a deixar aqui a passagem mais completa em que Alfredo Pimenta carateriza a Causa Monárquica e os seus dirigentes, sossegando Salazar em relação às movimentações monárquicas[3].
"A direção da Causa tem andado por mãos de jarrões ocos - alguns, esplêndidas pessoas, de caráter íntegro, mas analfabetos, ou, o que é pior, ilaqueados nas malhas de Doutrinas que fizeram o seu tempo e não são mais do que cadáveres que a higiene manda sepultar; ou de caciques eleiçoeiros vivendo apenas dos jogos da vermelhinha das assembleias eleitorais; ou de argentários, muito orgulhosos das contribuições com que concorrem para isto ou para aquilo; ou de ginjas, muito reumatizados ou arteriosclerosados, sem vontade nenhuma de deixar as botijas de água quente ou os sapatos de ourelos - mas que se considerariam ofendidos na sua honra se fossem dispensados de funções que não podem desempenhar.
Rodeie V.ª Ex.ª estes excelentes cavalheiros de um bando de cretinos muito falados nos carnets mundanos - e aí terá o Estado Maior da Causa Monárquica - isto desde 6 de outubro de 1910, até hoje, 8 de outubro de 1940."




[1] Paulo Drumond Braga, Nas Teias de Salazar - D. Duarte Nuno de Bragança (1907-1976) - entre a esperança e a desilusão, Lisboa, 2017, Ed. Objectiva - Penguin Random House, 358 pp. A este excelente e agradável livro voltarei com o cuidado que lhe é devido.
[2] Salazar e Alfredo Pimenta - Correspondência 1931-1950, prefácio de Manuel Braga da Cruz, Lisboa, 2008, Verbo, 439 pp.
[3] Alfredo Pimenta era polémico e não deixava nada por dizer. Não foi por acaso que em 1943, até o próprio Cardeal Patriarca D. Manuel Cerejeira o condena como "escritor perigoso", por causa das suas declarações pró-nazis.

Sem comentários:

Enviar um comentário