terça-feira, 25 de julho de 2017

Heraclito e Marx

Achei fascinante o Heraclito. Estou a pensar tornar-me discípulo de Heraclito nas discussões lá em
casa. Isto para além de me dar muito gozo ser o obscuro para despachar o meu irmão mais novo. A ver se ele desiste de me chatear.
À mesa, o tema recorrente do momento: o meu pai continua desempregado. Comentei a situação: tudo muda, portanto, também a tua situação vai mudar, disse ao meu pai. Este perguntou-me: para melhor ou para pior? Não soube o que responder, o Heraclito não se pronuncia sobre isso. O meu pai reparou no meu silêncio embaraçado. Deu-me uma palmada nas costas e declarou: para a minha situação de vítima do sistema capitalista, é melhor ler o Marx!
Eu não deixei que ele ficasse a saber que eu não sabia quem era o Marx. A seguir ao jantar procurei o tal Marx na Internet.
Já sei o que vai acontecer e acho que a minha mãe não vai gostar nada: o meu pai vai deixar crescer a barba até à barriga!...
(Borbulh@s e Heraclito - diário de um estudante de Filosofia)

Sem comentários:

Enviar um comentário